Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Polêmica do ensino especial volta ao debate na Câmara

Texto aprovado pela Câmara estabelece que o atendimento dos alunos com deficiência seja preferencialmente na rede regular de ensino, mas que o ensino especializado continue garantido

Publicado por Camila Moreira
há 10 anos

Os deputados devem enfrentar novamente um dos pontos mais polêmicos da proposta: o Ensino de crianças e adolescentes especiais. O projeto do PNE enviado ao Congresso pelo Executivo estabelecia que todos os jovens de quatro a 17 anos de idade com algum tipo de deficiência sejam incluídos na rede regular de Ensino.

O texto dos parlamentares, porém, pretende dar garantias ao Ensino especializado. Em 2007, o País assinou a convenção da ONU segundo a qual a deficiência não pode ser justificativa para a exclusão de uma criança do sistema educacional regular. A ideia é garantir que esses Alunos tenham acesso à mesma Educação oferecida às pessoas sem deficiência.

Atendimento preferencial - O texto aprovado pela Câmara estabelece que o atendimento dos Alunos com deficiência seja preferencialmente na rede regular de Ensino, mas que o Ensino especializado continue garantido.

O presidente da comissão especial responsável pela matéria, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), defendeu a regra. “Se você não dá o direito a uma matrícula adicional ao Aluno especial, desmonta toda uma estrutura nacional que envolve Apaes e Pestalozzis; a assistência fica restrita a convênios.”

Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacaoemidia/educacao-na-midia/29625/polemica-do-ensino-e...

  • Sobre o autorPedagoga
  • Publicações163
  • Seguidores213
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/polemica-do-ensino-especial-volta-ao-debate-na-camara/113643512

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)