Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Educação Básica: jogo permite que adolescentes participem de políticas públicas

Publicado por Camila Moreira
há 6 anos

Para dar voz e estimular o protagonismo e a participação social dos jovens na construção de políticas públicas que atendam seus interesses, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) lança nesta quinta-feira, 9, um jogo virtual que selecionará dez pessoas para compor o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA). Os interessados podem se inscrever até 10 de dezembro.

Esta é a primeira vez que a entidade abre espaço para a participação dos adolescentes no conselho, ressalta o coordenador-geral de ensino médio do MEC e representante da pasta no Conanda, Wisley João Pereira. “Além de produzirmos políticas públicas para os adolescentes, vamos poder ouvi-los, entender as suas dificuldades”, afirma. “Isso vai nos permitir construir políticas públicas mais fortes e que atendam melhor às especificidades de cada adolescente.”

Podem participar do jogo virtual jovens entre 12 e 16 anos de todo país. A disputa se dará em duas etapas. Na primeira, os candidatos devem lançar propostas com o tema "Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos", e votar nas demais ideias. Os votos realizados e recebidos valerão pontos e os 40 melhores passarão de fase.

Na sequência, esses 40 adolescentes criarão um vídeo para debater o tema da seleção e publicarão em suas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook). O perfil precisa ser público e usar hashtags a serem indicadas.

Os trabalhos com mais curtidas positivas serão eleitos para o CPA, seguidos por mais dez participantes suplentes. Os outros 20 candidatos formarão um grupo de comunicadores que poderão ser convidados para eventos e debates realizados pelo Conanda.

A expectativa é que a representatividade desses jovens no comitê seja a mais ampla possível. “Esperamos que eles representem essa diversidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade, dificuldade de permanência e conclusão das suas etapas de ensino e que possam, através da sua voz, nos ajudar a construir políticas públicas para atender a própria adolescência que é muito vulnerável nesse país”, reforça Wisley Pereira.

Integrantes – O Conanda é um órgão colegiado de composição paritária integrado por 28 conselheiros titulares e 28 suplentes, sendo 14 representantes do poder executivo e 14 representantes de entidades não-governamentais que possuem atuação em âmbito nacional e na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O papel do MEC no conselho é, além de garantir os direitos educacionais desses jovens, propor e divulgar os programas e ações que a pasta produz para reforçar isso. “A missão do MEC é garantir o acesso à educação”, resume Wisly. “Um dos maiores problemas que temos hoje na adolescência é a evasão escolar. É fundamental nossa participação nas políticas públicas de permanência, não do ponto de vista social, mas educacional. Podemos viabilizar, por exemplo, o desenvolvimento social dos adolescentes que estão em condições de vulnerabilidade.”

Veja aqui como participar do jogo virtual.

Fonte: UNDIME

  • Sobre o autorPedagoga
  • Publicações163
  • Seguidores213
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/educacao-basica-jogo-permite-que-adolescentes-participem-de-politicas-publicas/518953579

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)